terça-feira, 8 de abril de 2014

Tapioca: Porque comer?

Atendendo a pedidos, vim falar mais um pouquinho da tapioca, minha grande parceira nessa luta contra a balança. Fiz esse vídeo hoje falando um pouco sobre ela, falei sobre ovo também, veja:



Não satisfeita, trago mais informações sobre essa maravilha natural.

A tapioca é versátil e pouco calórica: Uma colher de sopa possui apenas 70 calorias. Além desse benefício, existem outros fortíssimos que são decisivos na hora de você optar pela tapioca:

1. Não contém glúten, portanto, não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que faz com que haja inflamação no organismo e na gordura abdominal
2. Substitui o carboidrato branco (ruim). A Tapioca pode ser consumida todos os dias, sem contraindicações.
3. É uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. Acrescentar um ovo mexido, pasta de soja, creme de ricota light ou um fio de azeite com orégano são boas ideias. Se preferir doce, escolha geleia sem açúcar.
 
Existem várias opções de preparo:
 
 A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. É excelente para o jantar também (escolha entre o café da manhã ou a janta). Para fazer em substituição à pizza, basta utilizá-la como base, regar com molho de tomate natural, acrescentar mussarela de búfala e manjericão. Fica uma delícia!

Outra ideia de preparação (que falei no vídeo) é a "crepioca", onde você pode misturar 1 ovo, 1 colher de tapioca pronta, 2 colheres sopa de água, bater tudo com o garfo, por um temperinho e mandar para a frigideira. Muito gostoso!


Quanto a farinha que utilizo

Utilizo uma farinha pronta que encontro em qualquer sacolão, ou em redes de supermercados grandes (Pão de Açúcar, Zaffari, Extra...). Essa aqui ó (akio):

Na Casa Santa Luzia você encontra por R$6,30. Pra quem não encontrar no mercado, pode comprar pelo site deles.

Um saco desses rende em média 12 tapiocas grandes. Vale a pena, né?

E o preparo? 5 minutinhos ou menos!

Para a Tapioca simples:

Esquente a frigideira por 1 minuto. Depois espalhe 2 colheres de sopa de farinha de tapioca e ajeite de modo que não sobre espaços, que fique uniforme. Ela fica lisinha rapidinho, pra ter certeza de que está firme, dê uma sacudida na frigideira pra ver se ficou uniforme e se já soltou do fundo. Se sim, vire a tapioca e tempere. Depois é só fechá-la e comer!
 

3 comentários:

Marina Salles disse...

Obrigada lendo e copiando.

Juliane Amaral disse...

vc esta sendo minha inpiraçao brigadao pela dedicaçao com tds nos bjs vc esta lindona.

kellen leonor disse...

valeu,amanhã o cafe vai ser crepioca,bjss