terça-feira, 22 de abril de 2014

Praticidade na cozinha + Receita Minuto: Macarrão Delícia

Temos tanta coisa pra fazer durante o dia, que cozinhar não pode nem deve ser um problema. Eu não tenho que fazer comida diferente da minha para outras pessoas, mas sei que muitas pessoas que me seguem aqui tem essa missão (alimentar filhos, marido, enteados, sogra, papagaio, periquito...).

 Pensando na necessidade de praticidade dessas pessoas, preparei um material com várias dicas de preparação fácil de refeições, e ainda vem acompanhado com uma receitinha maravilhosa para vocês verem que as dicas realmente funcionam na prática. Dá uma olhadinha no vídeo:



Vou detalhar tudinho aqui:

Para a receita do MACARRÃO DELÍCIA:

Ingredientes:

Legumes (Cenoura, Couve Flor, Brócolis e Vagem - picados) - 4 colheres de sopa
Macarrão Integral - 4 colheres de servir
Peito de Frango em cubos - 250g
Molho de Tomate (natural) - 1 colher de servir
Pasta de Soja (sabor alho poró) - 1 colher de sopa
Alho picado - 1 colher de sobremesa
Curry a gosto
Chimichurri a gosto
Noz Moscada a gosto
Sal a Gosto

Preparo:

Cozinhe os legumes apenas com água e sal. Quando ferver, retire a água e acrescente o macarrão já cozido e o peito de frango já cozido. Acrescente o alho, curry, chimichurri, noz moscada e o sal, misture bem e acrescente o molho de tomate e a pasta de soja. Desligue o fogo e sirva ainda quente.

Essa porção rende para o almoço e jantar de uma pessoa.

Para fazer essa receita de maneira tradicional, você demoraria em torno de 30 minutos, pois teria que preparar os alimentos separadamente antes de misturá-los na panela.

Vamos facilitar? Então anote essas dicas:

- Depois de fazer compras do mês, separe apenas uma hora na cozinha para deixar tudo pré pronto. Isso fará a diferença na hora da preparação das refeições diárias.

- O frango é uma carne chata de preparar na hora, então assim que comprar, já corte no tamanho que desejar, cozinhe com água e sal e congele em potes pequenos com um pouco da água do cozimento. Quando precisar utilizar, tire a porção desejada e descongele no micro ondas mesmo. Dessa maneira você evita a utilização de óleo e deixa tudo mais fácil de fazer.

- Separe filés de carnes ou peixes em saquinhos tipo Ziploc (uma porção em cada saquinho) e leve ao congelador. Quando for preparar, basta tirar do saquinho e levar direto para a frigideira: com a água do congelamento, você tira a necessidade de utilizar o óleo ou o azeite: a água manterá a carne macia, e você só precisará temperar.

- Eu prefiro comprar os legumes já picados e separados em bandejas de isopor, essa opção você encontra em qualquer sacolão. Caso prefira comprar os legumes inteiros, basta cortá-los e separá-los em potes pequenos, e levar direto ao congelador, da mesma forma que fará com as carnes.

- Você pode cozinhar o macarrão com sal e congelar. Deixe na geladeira apenas a porção de utilizará em breve. Pode fazer o mesmo com feijão, lentilha e grão de bico.

- Arroz integral tem um cozimento mais demorado que o arroz branco. Uma boa opção é: Um dia antes de consumir, deixe os grãos de molho em água fria fora da geladeira. Quando for preparar, o arroz estará mais solto e seu cozimento será muito mais rápido.

Garanto que essas dicas vão facilitar sua vida.

Nenhum comentário: