sexta-feira, 25 de abril de 2014

O que fazer quando o ponteiro da balança não se mexe

Várias pessoas me perguntam sobre o efeito Platô (quando o ponteiro da balança não se mexe).


Fiz até um vídeo falando sobre isso hoje:





Tem um momento que sempre chega na dieta: mesmo com todos os esforços, paramos de emagrecer. Existem técnicas para driblar essa injustiça do nosso organismo. Antes de mais nada, é importante salientar que diminuir a quantidade de alimentos ingeridos não vai ajudar em nada: Seu organismo já se acostumou com a quantidade adaptada até então. Também não pode malhar o dobro.O jeito é criar estratégias para enganar o mecanismo do seu corpo. Nessa fase é importante ter um especialista para te acompanhar.

Caso o platô comece a boicotar seu projeto de emagrecer, mantenha a calma e seja persistente. Não vale desistir! Veja algumas dicas:

Dicas motivacionais:

Não se mate de malhar, isso só vai aumentar sua ansiedade. Uma ideia interessante é criar desafios no treino para superar: Se você caminhava 4 quilômetros na esteira em meia hora, tente andar 5.

Se está cansado(a) pare, beba água e volte para o exercício.

Procure se pesar apenas no começo e no final da semana, não todos os dias: a diferença é pouco significativa de um dia para o outro.

Tire suas medidas uma vez por semana: As vezes o ponteiro não se mexe, mas a fita métrica sim! 1kg de

gordura toma MUITO mais espaço que 1kg de massa magra (massa muscular), portanto, fazendo exercícios físicos você elimina gordura e ganha massa magra (o que é ótimo).

Dicas técnicas:

- Quando a perda de peso ultrapassa 1kg por semana, o organismo busca energia nos músculos, o que faz com que eles percam volume. Portanto, uma boa estratégia contra o efeito platô é preservar a massa muscular. Junto com a dieta, faça musculação ou ginástica localizada com carga. Quanto maior a massa magra, mais calorias o corpo utiliza espontaneamente.

- Proteína magra carboidrato do bem: Não adianta só reduzir carboidrato pois nós precisamos desse nutriente para queimar as gordurinhas estocadas. As proteínas de alto valor biológico encontradas nas carnes magras e os carboidratos de baixa carga glicêmica como massas e pães integrais são grandes aliados contra o efeito platô. As proteínas garantem a construção dos músculos e os carboidratos integrais, que demoram mais para ser absorvidos pelo organismo, mantêm o metabolismo acelerado.

Mas, se, ainda assim, a balança emperrar no meio da dieta, não desista. Alguns estudos mostram que para cada quilo perdido você deve estabilizar o peso por um mês. E, só então, seguir adiante no projeto corpo magro. Como funciona: se você perdeu 10 quilos e parou aí, tente permanecer do jeito que está por dez meses. Assim, também aumenta a chance de não recuperar os quilinhos exterminados, evitando outro vilão: o efeito sanfona. Por isso, não se engane, por mais bacana que seja a dieta ou o programa de exercício, nada é mais eficiente contra o efeito platô que a força de vontade. Um dos maiores obstáculos para emagrecer é o descuido na alimentação quando os resultados deixam de ser tão significativos. Mas, se você não se abater pelo desânimo, conseguir estabilizar o peso e ter paciência antes de subir o próximo degrau, mantendo a dieta equilibrada e o programa de exercícios, o sucesso é mais provável.

Nenhum comentário: