quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dicas para manter o foco: Inverno X Dieta

O inverno está chegando: Você já parou pra pensar que no frio você come mais (ou sente mais fome)?

Quando começa aquela temporada de frio é possível perceber rapidinho que o cardápio dos restaurantes, bares e lanchonetes muda: Comilança a rodo! É chocolate, foundue, queijos, carne de porco e mais uma infinidade de coisas. No inverno é mais difícil manter o foco na dieta, pois a fome e a preguiça aumentam na mesma proporção, porém, o gasto energético nessa época do ano é maior: o nosso organismo se esforça mais para manter a temperatura normal do corpo e, por conta desse gasto maior de calorias (naturalmente), temos mais fome, pois nosso corpo vai pedir mais energia (e ela vem dos alimentos).

 Toda essa explicação NÃO serve de desculpas para comer mais: a comilança pode dilatar as paredes abdominais, e os excessos também podem ser determinantes para o surgimento de doenças como hipertensão, além de ajudarem no aumento dos níveis de colesterol e triglicéride, que elevam os riscos de problemas cardiovasculares. Então, não só por conta do aumento de peso, mas para evitar qualquer risco à saúde, o ideal é aumentar os cuidados com a alimentação nessa estação.

Vamos às dicas?

1 - Fique atento ao alimento que vai comer: se vai demorar mais para ele ser metabolizado e liberado do estômago, e investir nele. Os carboidratos (arroz, batata, massas, pães etc.), dão uma sensação de saciedade passageira, já as proteínas (carnes, principalmente) dão mais trabalho e sua liberação para o intestino é mais lenta. Aposte nelas.

2 - Os alimentos mais comuns nessa época devem ser escolhidos com sabedoria. Veja alguns:

SOPAS: prefira aquelas feitas com legumes batidos em vez de creme de leite. Para dar uma engrossada, adicione farelo de trigo, pois, além de dar mais sabor, proporciona uma sensação de saciedade, regula a função intestinal e controla os níveis de colesterol.

CHÁS: são ótimas alternativas para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados. Uma excelente
substituição para o Chocolate quente (inimigo).

CARNES DE PORCO: procure substituí-las por carnes mais magras (como peixes ou frango), preparadas na panela de pressão ou grelhadas.

CHOCOLATE QUENTE: se a vontade for muito grande, utilize leite desnatado e achocolatado diet. Mas o melhor mesmo é abusar dos chás.

QUEIJOS: dê preferência aos brancos e light, mas não exagere na quantidade.

FRUTAS: abuse das frutas típicas desta temporada: morangos, tangerina, laranja e maracujá. Elas podem ser consumidas constantemente, já que são boas fontes de vitamina C.

Bom frio para vocês!

Nenhum comentário: