quarta-feira, 23 de abril de 2014

Esporte: Natação - conheça seus benefícios

Você sabe que eu AMO nadar, né?

Desde gordinha eu fazia aulas de natação. É meu esporte favorito. Durante o programa eu tive que me afastar das aulas para me dedicar as atividades de lá, mas hoje retomei a esse esporte que me faz tão bem.

Foto superior: Piscina da Pró Nadar; Foto inferior eu com o Prof. Paulo


A natação tem inúmeros benefícios: É um dos esportes mais completos que existe, pois trabalha o corpo todo. Vou dar vários motivos para você cogitar em se inscrever numa academia para praticar esse esporte fantástico:


- Reduz o risco de episódios cardiovasculares


Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo. Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.


- Melhora o sistema respiratório


Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação.


- Fortalece as articulações


A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose.


- Sobe a autoestima


Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental. 



Quanto a queima calórica

Uma hora de natação com ritmo moderado queima aproximadamente 500 calorias.
 
Trabalho de Baixo impacto - Ideal para quem tem problemas nas articulações
A flutuabilidade da água reduz o "peso" de cerca de 90 por cento. O resultado é uma redução significativa na pressão sobre os quadris, joelhos e as costas. Pessoas obesas podem encontrar na natação uma atividade mais  do que trabalhar em equipamentos de  fitness, que envolvem impacto.
Construindo massa muscular magra
A  Água oferece resistência 12-14 por cento mais do que o ar. O ato de nadar - batendo pernas e executando braçadas contra a resistência da água ajuda a construir a massa muscular magra e melhora a sua composição corporal global. Massa muscular magra é metabolicamente mais ativa do que o tecido de gordura, assim ocorre maior  queima  calórica em repouso.
 
Construindo Músculos
Tecido muscular pesa mais do que o tecido de gordura, então você não pode perder peso, ou pode até ganhar algum peso quando você começar a treinar. Mas circunferência corporal diminui, a forma apropriada de medir o sucesso de sua dieta, juntamente com a perda de peso, é a porcentagem de gordura.


Super completo, né? Então comece a planejar suas aulinhas, e bom proveito!

Um comentário:

Kika disse...

Vou começar a fazer nataçao essa semana.. mas ainda terei que aprender a nadar.. to tensa pq tenho medo de agua mas preciso pq estou com uma lesao no joelho sem poder fz outras atv de impacto... sera que consigooooo?? ai aiiii!!! vou usar macaquinho, vc acha mt nada a ver?? é que farei hidroginastica tb.. bjks