segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dica Cultural: Ilhabela

Fim de semana passou, e eu voltei pra casa cheia de vontade de continuar lá: Ilhabela é o paraíso nesse estado de concreto. Na minha opinião, é a melhor cidade litorânea de São Paulo.

Cidade pequena, mas recheada de ótimas opções para quem quer curtir a natureza.

Vou contar tudinho:

Chegamos na Ilha sexta a noite. Temperatura perfeita! Deixamos as coisas na Pousada e fomos jantar. Eu não levei marmitas pois nosso chalé tinha cozinha, e a ideia era comprar as coisas no supermercado e fazer lá, ou seja, eu não ficaria sem opções, mas na sexta mesmo eu resolvi arriscar a comer na rua. Primeiro fomos até uma Pizzaria, onde eu esperava que tivessem outras opções além de pizzas, mas não tinham. Como fui com meu amor e meus amigos que se preocupam muito comigo também, saímos de lá em busca de outra opção. Fomos para a Praia Grande (em Ilhabela, claro), e lá encontramos um barzinho incrível: O Joãozinho. Tinha música ao vivo com direito até a saxofone, de frente para a praia. Tudo perfeito! No cardápio, tinham algumas opções de pratos de salada. Quando solicitei a garçonete uma salada com frutos do mar (R$34,00) ela me orientou que se só eu fosse comer, existia a opção da mesma salada e outras opções na mesa de antepastos, onde você pega o quanto quer e pesa para ver o valor. (100g = R$7,00). Fui até lá, e tinham várias opções de salada.

Optei por montar esse prato lindo aí: Salada de alface, cebola, cenoura, alcaparra, palmito, alcachofra e a tal salada de frutos do mar (lula, palmito, kani e nozes). O prato saiu por R$8,00. Comi muito bem, e tudo estava maravilhoso!

Para os demais, os pratos mais gordinhos também eram bem acessíveis.

Para depois da comida, pedi um suco de limão (sem açúcar que ajuda na digestão). A brincadeira foi bem em conta, levando em consideração que se eu fosse comprar Lula, Kani, alcaparra, palmito e alcachofra no mercado eu iria gastar muito mais, pois são comidas caras. O meu jantar custou menos de R$15,00!

Depois que saímos do Joãozinho, bem em frente (do outro lado da rua) havia um Pier no mar, bem lindo e gostoso para ficarmos. Estávamos com o violão e muito afim de ficar a madrugada ali, cantando e tocando.

Sentamos lá, a lua estava bem do nosso lado, fazendo um caminho prateado nas águas do mar. As águas batiam nas pedras, estava tudo lindíssimo!
Parecia cena de cinema!

E foi nesse cenário que meu amigo Denis pediu minha amiga Rayssa em namoro. Foi muito incrível aquela noite.

Também tentei aproveitar o clima de romance para tirar uma foto linda com meu amor, mas o Denis fez o favor de estragar a foto. Hahahaha.

Voltando para a Pousada, fomos dormir para poder aproveitar bastante o sábado desde cedinho.

No sábado de manhã acordamos bem dispostos: Um dia maravilhoso, faziam 29°C. Tratei logo de tomar um banho e me arrumar para ir tomar café. A pousada serve um café muito gostoso no restaurante, bem em frente a piscina. Enquanto você come, ouve uma seleção super delicinha de músicas para animar o dia! Ou seja, acordei cantando!

Como o café da manhã está incluso na diária, resolvi arriscar e ver o que eles serviam que pudesse entrar no meu cardápio light.
Tinham opções light, como frutas, queijo branco, sucos naturais e café. Mas só. Optei por duas fatias pequenas de melão, duas fatias pequenas de queijo branco, uma fatia fina de pão de cenoura (que eles fazem lá, aliás, fazem vários tipos de pães e bolos, tudo fresquinho. Pra quem não está de dieta, é uma perdição) e uma xícara de café preto.
Comi super bem!
Enquanto esperávamos o De e a Rá para irmos para a praia, eu e meu amor demos um pulo na piscina do hotel. Tão gostosinha!

Depois fomos para a Praia Grande nadar. Mergulhamos no repelente entramos no mar. Uma delícia!

Mais um ponto super positivo da Ilha é que as praias não tem onda! Parecem piscinas naturais. A água é tão limpinha que, no fundo, você consegue ver seu pé se olhar para baixo. Quem quer se exercitar mesmo viajando, é uma ótima opção: dá pra nadar com tranquilidade, além de perder quilinhos fazendo exercícios de hidro.
Lá eles tem diversos programas de incentivo ao esporte no mar, onde as pessoas nativas da Ilha podem fazer aulas de natação, hidroginástica, vôlei de praia e outras atividades de graça! É possível também saltar do pier, mas eu não me arrisquei.

De lá, fomos para a Praia do Curral almoçar. Mais uma vez eu quis arriscar a comer fora, levando em conta que na praia a sensação é peixe. Vamos comer então frutos do mar!

Sentamos num restaurante de frente para o mar, o Baleia Azul. Super lindinho, música boa, ótimo atendimento e paisagem surreal. Eu tinha várias opções de pratos ali para a minha dieta. Os pratos são para duas pessoas, mas você pode pedir meia porção (metade do preço). Lá foi mais caro que no Joãozinho, mas meu prato serviu de acompanhamentos para meu namorado, a Ra e o De: meio prato é MUITA COMIDA!

Pedi Badejo grelhado no alho com legumes e salada. Uma delícia! Tudo fresquinho e muito gostoso. O prato custou R$30,00.

Depois do almoço, voltamos para a pousada para descansarmos pois a noite faríamos um jantar na casa da Rose, tia do Denis que mora na Ilha.

Final da tarde fomos no mercado para comprar as coisas do jantar. A Rayssa ia fazer panquecas. Aproveitei a chance para comprar coisas pro café da manhã de domingo, além de um lanchinho para comer a tarde. Eu havia levado Nesfit e barrinha de cereal, mas já tinha acabado. Comprei farinha de tapioca, peito de peru, creme de ricota light e mais barrinha de cereal. Comprei ovos e legumes para fazer um jantar a parte pra mim. Fiz um omelete para acompanhá-los. Foi super gostoso! Não tirei foto do omelete pois meu celular estava descarregado.

Voltamos para a pousada no intuito de dormirmos cedo para irmos até a cachoeira do Veloso de manhã, maravilhosa e bem pertinho da praia do Curral. Acabamos acordando mais tarde e optamos por ir até a praia mesmo, mas antes, tomamos café. O Diego montou o prato dele no restaurante da pousada e levou para o chalé me acompanhar na refeição.

O chalé é equipado inclusive com panelas e frigideiras, pratos e canecas, o que possibilitou eu fazer minha tapioca lá. Peguei um café preto no restaurante e pronto.

Fomos aproveitar a tarde na praia do Curral (praia onde fica a pousada, só atravessamos a rua). Os meninos quiseram andar de caiaque. Achei que fosse bem mais caro, mas foi super barato! 30 minutos por R$10! Um ótimo exercício para os braços!

Eu e a Rá escolhemos ficar na areia vendo as crianças brincando. Ó lá eles se divertindo!

O tempo estava começando a esfriar, ameaçando em chover. Em frente à Pousada tem um restaurante de comida caseira, com várias opções bem em conta. Buscamos as comidas lá e levamos para o chalé para comer e depois descansar. Meu almoço foi: Salada de alface, tomate, cebola e pepino, feijão e contra filé. A marmitinha veio tão bem servida que sobrou muita comida, inclusive para a janta. O prato custa R$12.

Pegamos no sono. Quando levantamos, já começamos a nos arrumar para ir embora (isso por volta das 18hrs). A pousada, no domingo, encerra a diária as 18hrs. Eles são BEM flexíveis com as necessidades dos hóspedes, o que faz uma diferença enorme no quesito conforto.

Encerramos a diária, o Denis e a Rayssa foram se despedir dos tios do De, enquanto eu e o Di esperamos eles no Joãozinho outra vez. Tomei um suco de limão e fomos embora pegar estrada. Muita chuva e tensão para voltar, mas graças as reformas na Tamoios a viagem foi tranquila.

Chegamos em São Paulo de madrugada.

A viagem foi maravilhosa! Descarreguei todas as tensões e stress do dia a dia e aproveitei cada segundo. Me diverti muito, gastei pouco, e fiz esse post para mostrar como é possível manter o foco onde quer que você esteja, bem como dar uma ideia de viagem para vocês e dicas de onde ir em Ilhabela. Espero que gostem!

Pousada Mareilha - http://www.mareilha.com.br/
Sexta a Domingo (Chalé) c/ café da manhã - R$290 no total. O melhor custo x benefício que conheço para hospedagens em Ilhabela. Sou cliente deles desde 2012.

Baleia Azul
Praia do Curral
PETISCOS E FRUTOS DO MAR
012 3894 1751

Joãozinho

RESTAURANTE
Av Riachuelo 5991 (Praia Grande)
 012 3894-1705

R. Araujo disse...

Linda! Arrazando como sempre nos textos! Passar o fim de semana com vocês foi maravilhoso! Obrigada por tudo! ♡