segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Adoçante: Qual usar?


Tenho recebido diversas perguntas sobre os adoçantes. Qual usar? Existe um adoçante mais saudável? Qual o ideal para meu processo? Qual é mais parecido com açúcar?

Bem, antes de mais nada, vamos entender melhor o que é e pra que serve o adoçante. Inicialmente eles foram criados para atender diabéticos e pessoas que precisavam emagrecer, mas hoje muitas pessoas, mesmo sem terem essas necessidades, fazem o uso diário dele. Algumas pessoas reclamam do sabor (bastante diferente do açúcar) mas, para a maioria, o benefício de poder adoçar qualquer coisa sem adicionar calorias vale mais. Os adoçantes têm poder de adoçar até 100 vezes mais do que o açúcar (sacarose). Os produtos comercializados nas prateleiras dos supermercados e farmácias, embora tenham o mesmo princípio, têm diferentes origens e não podem ser consumidos por todo mundo. Entenda melhor a diferença dos principais adoçantes de consumo comum:





Sucralose

Adoçante derivado da cana deaçúcar, utilizado como substituto do açúcar em diversos produtos, entre eles, adoçantes. Tem o verdadeiro sabor do açúcar, mas não possui calorias. Pode ser utilizada sem restrições por toda família, inclusive portadores de diabetes e fenilcetonúricos. Aprovada pelos mais rigorosos órgãos de controle nacional e internacional, a sucralose foi estudada por mais de 20 anos, provando que, além de ter o delicioso sabor do açúcar, não oferece riscos à saúde.



Aspartame
:
Cada grama deste adoçante fornece 4 kcal e seu poder adoçante ainda é muito discutido: alguns estudos apontam ser 59 vezes mais doce, enquanto outros afirmam chegar a 200 vezes. Não apresenta sabor amargo, mas também não pode ser aquecido. Não deve ser consumido por gestantes e por portadores de fenilcetonuria, uma doença genética rara em que o portador não consegue processar o aminoácido fenilalanina. Amplamente utilizado pela indústria alimentícia no Brasil.  



Ciclamato
:
Popularizado entre as décadas de 50 e 60, este edulcorante artificial se tornou dominante no mercado. É cerca de 30 vezes mais doce que a sacarose. Não é metabolizado pelo organismo e é contraindicado para pacientes hipertensos.  



Sacarina
:
Foi a primeira substância sintética, com sabor doce intenso, a ser descoberta. É derivada do petróleo. Não

é metabolizada pelo corpo. Para amenizar seu sabor residual amargo, é geralmente misturada a outro adoçante, o ciclamato. A sacarina é contraindicada para gestantes, pois tem capacidade de atravessar a membrana transplacentária, podendo permanecer nos tecidos fetais, devido ao seu lento processo de excreção (80% dela é absorvida e excretada de forma inalterada, em aproximadamente 24 horas). 

 Steviosídeo
Adoçante natural extraído de folhas de estevia. Não tem gosto residual desagradável e não é metabolizado pelo organismo, sendo isento de calorias. Pode ser consumido sem contraindicação.


Acessulfame-K
:
É derivado do potássio, apresenta sabor amargo e é geralmente utilizado em associação à sacarina ou ao ciclamato. É utilizado em produtos lácteos, enlatados e na panificação.

** Tanto a sacarina quanto o ciclamato tiveram suas vendas suspensas por um período devido a suspeita de serem cancerígenos. Contudo, estudos posteriores não confirmaram tais alegações e a comercialização voltou a ser permitida.


Opção pessoal:








Eu tomo, sob orientação da Nutricionista, o adoçante Sucralose. Além de ser a opção mais saborosa, para meu processo atual de emagrecimento é o que oferece mais benefícios para meu bem estar e saúde. Também é a opção mais indicada por nutricionistas.
P














Se você não conseguir se adaptar a eliminar o doce do açúcar das suas refeições, experimente o adoçante Sucralose e molde seu paladar. Você vai se adaptar.



































Nenhum comentário: