quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dieta e Ansiedade: Não tem desculpas, tem solução!

Já recebi várias mensagens de pessoas me dizendo que não conseguem fazer dieta por conta da ansiedade. Não conseguir é muito forte para se dizer, não? Diga que tem mais dificuldade, mas que vai conseguir mesmo assim.


O mais gostoso de se propor um tratamento como esse é, principalmente, redescobrir a força interior, saber até onde você pode chegar. A ansiedade pode ser um obstáculo, mas não um impedimento.

Você sabia que a dieta pode te ajudar inclusive a diminuir a ansiedade?

Nos momentos de ansiedade e nervosismo, geralmente as pessoas recorrem a busca por alimentos não saudáveis e em excesso. Essa compulsão vem acompanhada de uma sensação de falta de controle sobre seus hábitos alimentares, além de sentimentos de culpa e vergonha. A fome emocional afeta a autoconfiança e a autoestima, pois ela se torna um ciclo vicioso. Quanto maiores as dificuldades na vida, mais a pessoa usa a comida como ponto de fuga.

 Se você se identificou, não desanime! Tem solução: um tratamento com uma abordagem multidisciplinar que pode incluir endocrinologista,  nutricionista e psicólogo. A psicoterapia dinâmica ou a interpessoal podem ajudar o paciente a lidar com questões emocionais subjacentes.

Você também pode achar a saída por conta própria

 Força de vontade é algo que se conquista e se desenvolve dentro da gente. Então, se você está disposto a tentar sozinho, vou te dar algumas dicas para te ajudar:

Coma alimentos ricos em triptofano. É um nutriente precursor da serotonina, que dá a sensação de bem-estar e relaxamento. O alimento mais conhecido como calmante é o chocolate, mas quem está cuidado da alimentação com o objetivo de perda de peso, pode incluir na dieta alimentos como a banana, a aveia e o iogurte.

Tome chá. Alguns chás fitoterápicos possuem ação calmante, podendo ser uma ótima opção para diminuir a ansiedade. Tome uma xícara de chá calmante algumas horas antes do seu período do dia com maior nível de ansiedade. Por exemplo, se você sente que a ansiedade é maior no final da tarde, tome uma xícara de chá pelas 17h. Chás como camomila, melissa e erva cidreira são ótimas opções. 


Coma a cada 3 horas. Com horários regulares para comer fica mais fácil não beliscar ao longo do dia. Se não, acabamos comendo por impulso, por motivos que não a fome. Como por exemplo, “por que todos estão comendo a nossa volta”, ou “por que simplesmente vimos aquele doce disponível em cima da mesa”. Se estabelecemos horários, por exemplo, comer a cada de 3 horas, e nosso próximo lanche é às 15h, e ali pelas 14h bate aquela vontade de comer um doce, é mais fácil se controlar, pois sabemos que daqui 1 hora será o nosso lanche, ficando mais fácil esperar.

Procure dormir bem, pois a qualidade do sono é fundamental para o controle da ansiedade. Enquanto dormimos, nosso corpo produz vários hormônios que fazem com que relaxemos. Faça um ritual para dormir: apague as luzes, tome um banho, tome um chá calmante e desligue os aparelhos eletrônicos, isso vai te ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Coma na mesa. Aquela vontade e hábito de sentar na frente da televisão ou do computador e comer alguma “coisinha” aos poucos vai diminuindo. Quando sentamos à mesa para comer qualquer coisa, desde uma refeição completa até um pequeno lanche, prestamos mais atenção na alimentação, ficamos mais relaxados e acabamos comendo menos.

Mastigue bem os alimentos, pois a mastigação ajuda muito a diminuir a ansiedade. Em vez de comer simplesmente, saboreie cada alimento. Sinta sua textura, sabor, temperatura e mastigue devagar, desmanche o alimento na boca. Quando comemos rápido demais e sem mastigar, acabamos comendo muito mais que o planejado.

Tome água. Quando der vontade de comer alguma coisa fora de hora, tome um copo de água pura. Muitas vezes confundimos a sensação de sede com fome.

Faça exercícios físicos. Como eu já disse antes aqui, a prática de exercícios físicos ajuda a combater a ansiedade de duas formas. Primeiro, porque aumenta a produção de hormônios que promovem o relaxamento e a sensação de bem-estar. Segundo, porque é um ótimo momento para relaxar, respirar e colocar os pensamentos em ordem.

Respire! Quando sentir que está ficando agitado e ansioso, inspire lentamente pelo nariz e com a boca fechada, solte lentamente o ar pela boca. Ao inspirar infle a barriga e não o peito. Essa é a chamada respiração diafragmática, que ajuda muito a diminuir a ansiedade.

Relaxe! Yoga, meditação, tai chi chuan, reiki… todas as forma de relaxamento são válidas. Diminuir a ansiedade, o estresse e agitação do dia-a-dia é fundamental para não descontarmos na comida.


 Se ainda com essas dicas você sentir que não consegue diminuir a ansiedade, procure a orientação de um profissional.

Não deixe que a ansiedade te tire dos seus planos: Aprenda a driblar esse sentimento e seja feliz!

Nenhum comentário: