quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Autoconhecimento - Desabafo

Ano passado, durante uma palestra que ministrei sobre Comunicação, fui questionada quanto a importância do autoconhecimento na Comunicação.

Bem, a principio, existem respostas rápidas e funcionais como: O não você já tem, o resto é lucro. Acabei indo mais fundo. Minha proposta inicial era apresentar aos participantes a importância de desenvolver a comunicação, e que principalmente, antes de comunicar para alguém, deve-se comunicar para si. Todo o objeto que será comunicado deve estar claro primeiramente para nós, depois para os outros.

 Eu caí no meu próprio discurso, na questão de O QUE comunicar. Caí quando entrei no programa, e, fazendo um balanço da minha participação, vejo que fui apenas uma pessoa estressada, arrogante, briguenta, desobediente e com uma história trágica, quando na verdade eu sei exatamente que não sou assim.



 Em nenhum momento dentro do reality me preocupei com a imagem que eu estava passando, pois meu objetivo era somente emagrecer. Faltava me conhecer mais. Acontece que o tempo foi passando, o estresse foi aumentando, e me vi numa questão de responsabilidade com as pessoas tão grande, com tanto apoio, tanto carinho, que eu já não conseguia me concentrar somente em emagrecer. Já não sabia mais o que queria comunicar. Depois que sai do programa, consegui entender o lado certo da coisa: Devo estar entre os que me querem bem, os que contam comigo - Carol, não comigo - participante de um reality na TV. Sempre tive vocação pra cuidar mais dos outros do que a mim, pois bem, agora consegui unir o útil ao agradável, o que é perfeito pra mim. Tudo o que eu aprendi e que aprendo, divido com vocês, e será assim até eu me formar em Nutrição, meu namorado em Educação Física, daí em diante poderemos ajudar cada vez mais. Ao mesmo tempo, eu me sinto recompensada com tanto carinho e preocupação comigo, com minhas metas, com meus resultados. Sou parada na rua por pessoas dizendo: "Carol, to te acompanhando no face, continua assim se ajudando e nos ajudando". É exatamente o que eu quero!

Não vou me estender muito, só quero agradecer por vocês fazerem parte desse processo, e dizer que sou muito feliz em ajudá-los também.

A gente continua a falar sobre autoconhecimento e comunicação em outras postagens - isso rende muito! Você sabia que a relação que você tem com seu corpo (psicologicamente) pode dificultar ou facilitar seu processo de emagrecimento? Falaremos disso depois! Rsrs

Beijos!

Carol Procópio.


Nenhum comentário: