segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Voltei!


Não quero falar do tempo que fiquei afastada, quero aproveitar o momento e a reflexão que tive hoje, e me dedicar unicamente a isso.

Eu estava fumando na área externa da casa dos meus primos, e me deparei a uma lembrança daquele pedaço onde olhei. A porta da cozinha, as escadas que vão para a piscina, e ao lado uma muretinha. Rapidamente eu tive duas lembranças, com duas pessoas diferentes, passando por aquele pedaço: Olhei para a muretinha, e lembrei do meu pai, enquanto preparava massa de pão, deixava ela coberta ali, e ia toda hora ver se estava fofa para por no forno. Olhei para as escadas, e lembrei do Ro, um grande amigo, descendo com uma lata de cerveja na mão, sorrindo e dizendo: "Será meu Deus?".

Hoje, aquele pedaço não tinha nada, só eu, meu cigarro e a escuridão da noite. Não tem mais massa de pão, não tem mais meu pai, nem o Ro com a sua cerveja. Hoje não é só naquele pedaço que eu não tenho mais, mas eles foram embora para um lugar onde eu não posso dizer com um abraço que estava com saudades, nem os ver bebendo e fazendo pão em um lugar diferente.

Pode parecer clichê, dizer que devemos aproveitar ao máximo nossas vidas, e as pessoas que amamos, acontece que foi muito forte. Foi um vazio imediato que senti, que não desejo a ninguém. É real, senti que deveria ter aproveitado muito mais eles comigo, talvez eu teria me sentido mais confortavel. Outra certeza que eu tenho, é que eu amava esses dois, e muito! Mesmo sem precisar dizer isso. E hoje, onde quer que eles estejam, estão me protegendo.

Foi o meu alívio para aquele momento, saber que eu fui sincera no meu amor por eles. Pensei além: nosso arrependimento será maior quando alguém que nós nem nos dedicamos tanto, sair de nossas vidas. Não custa conhecer as pessoas, sorrir de graça, ser solidário, não fazer julgamentos antes de saber quem é de verdade, tentar criar um bom relacionamento. Não fazemos muitas dessas coisas, nem nós mesmo sabemos o porque.

É a dica que eu deixo: PERMITA-SE! Arrisque em aprofundar-se a conhecer as pessoas, e valorize o que elas tem de bom. DOE-SE com mais carinho, com a cabeça mais aberta, e certamente será muito mais feliz.

Nenhum comentário: